Controle financeiro como principal aliado ao sucesso

Você ainda acha que sua empresa não necessita de controle financeiro ou que não é importante para seu negócio realizar essa parte das finanças?

financeiro

 

É justamente aí que você se engana, um dos principais fatores hoje em dia para o sucesso de seu negócio é o controle financeiro. Caso contrário, como você terá mensuração sobre os gastos e lucros? Sobre os resultados de vendas e comparação de meses?

A mensuração de resultados, bem como a verificação de entradas e saídas no fluxo de caixa, de despesas e lucros, controle correto de estoque e vendas, entre outras, são atividades que podem ser observadas através de um bom controle financeiro das empresas.
O principal objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados, analisar e controlar as atividades financeiras, realizar ações de planejamento administrativo e gerar lucros maiores para a empresa. Além de visualizar a situação atual em que o negócio se encontra.

 

“O tempo é a medida dos negócios, como o dinheiro é das mercadorias.”

FRANCIS BACON

 

Fique por dentro de alguns problemas que a falta da administração financeira adequada pode causar:

– Não se tem conhecimento se a empresa está tendo lucro ou prejuízo nas suas atividades, pois não se é calculado resultados.

– Quando não se realiza o registro adequado de transações empresariais efetuadas, inevitavelmente, não se tem as informações corretas sobre saldo do caixa, nem valor dos estoques das mercadorias, nem valor das contas a receber e das contas a pagar, menos ainda, sobre o volume das despesas fixas e financeiras.

– Sem conhecer os custos e despesas, não se consegue calcular corretamente o preço de venda.

– Não ter valores como patrimônio da empresa, pois não é elaborado um balanço patrimonial. Nem possuir controle do movimento diário do caixa, fluxo de caixa, gerando assim o não conhecimento do destino de pagamentos e recebimentos.

Concluindo, as principais funções da administração financeira são: analisar resultados e planejar ações que trarão melhorias, analisar a captação de recursos financeiros necessários e disponíveis, controlar o saldo de caixa, controlar contas a pagar, a receber, impostos e despesas operacionais. Para que tudo isso seja possível é preciso organizar documentos, acompanhar as contas a pagar e receber, controlar fluxo de caixa, apontar custos e despesas fixas e variáveis, e se manter acompanhando a evolução da empresa e de seu patrimônio, com conhecimento de lucratividade e rentabilidade.

Dica Mob Solution: se você não realiza esse controle, contrate profissionais capacitados para realizarem as tarefas já citadas e veja sua empresa melhorar e crescer.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*