Identifique detalhes importantes sobre domínio

Domínio ou endereço eletrônico, URL, de um site na internet é importante para garantir seu espaço na web. Gerando uma identidade virtual para sua marca. Através do domínio, as pessoas podem ter acesso ao seu site ou blog. Eis o porquê de ter um domínio que faça referência à sua empresa e que passe credibilidade. Detalhe importante é pensar em um endereço que seja curto, simples e que permaneça na lembrança das pessoas.

O primeiro passo é registrar o domínio, esse pode ser dividido em três partes: nome, categoria e código do país. Exemplo: mobsolution.com.br, nesse caso, mobsolution é o domínio, com é a categoria e br é o código do país.

 

dominio

Como definir o nome do domínio?

O nome do site é a identidade da sua marca na web. Esse nome precisa ter forte ligação com sua empresa ou marca, produto ou personalidade. 4 regras básicas para serem observadas:

– Domínios devem ter entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;

– Domínios (nacionais) permitem o uso de caracteres acentuados, mas eles não são recomendados. Afinal, nem todos os servidores de e-mail suportam esta opção;

– Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. MobSolution.com.br será reconhecido da mesma forma que mobsolution.com.br ou MOBSOLUTION.COM.BR, por exemplo;

– O nome do domínio não deve ser iniciado nem terminado por hífen.

Categoria

A terminação do domínio, .com .net .org, é conhecida como domínio de primeiro nível ou TDL (top level domain). Esse final determina a categoria do domínio, se é um site ou blog comercial, educacional, governamental, etc.

Atualmente existem mais de 250 domínios de primeiro nível, que são divididos entre TDLs genéricos não patrocinados ou domínios internacionais (exemplos: .com, .net, .org, .biz, .info, entre outros) e os TDLs genéricos patrocinados (como: .edu, .gov, .mil, .travel, entre outros).

Os não patrocinados normalmente possuem menos restrições para registro do que os patrocinados. No caso da extensão .gov, por exemplo, é necessário comprovar que é um órgão governamental para poder registrar e utilizar o domínio.

No Brasil, além da sigla TDL, a sigla DPN (domínio de primeiro nível) é utilizada para identificar a categoria de um domínio.

Código do País

É a sigla de letras inserida no final do endereço eletrônico, que indica o país de origem do domínio. Esse código não é obrigatório, quando é utilizado passa a ser um domínio nacional (no Brasil, por exemplo, a sigla .br é utilizada), quando não é utilizado, o domínio é internacional.

No Brasil, todos os domínios com terminação .br são gerenciados pela entidade Registro.br, que divulga a relação completa das categorias de domínio disponíveis no seu site.

Dica Mob Solution: uma ótima opção é registrar o domínio escolhido com diversas terminações como: .com.br, .com, .net. Assim você garante exclusividade sobre o nome escolhido, evita que seus concorrentes registrem nomes parecidos, além de ser facilmente encontrado pelo público.

Cuidado com o boleto de registro falso

Verifique bem antes de pagar algum boleto diferente que lhe seja enviado para cobrança do registro de domínio. Esse golpe do boleto do domínio é frequente usado e engana muitas pessoas. Mas então, o que fazer para não cair no golpe do boleto?

– Entre em contato com a empresa que lhe presta serviços na área de TI ou seu consultor de TI, verificando a veracidade e validade do boleto.

– Verifique se a empresa que lhe enviou o boleto é a correta. Exemplo: se for domínio brasileiro, verifique se é da Registro.br.

– Confira se o valor corresponde ao valor cobrado normalmente pelo domínio.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*