Perfil ou Fan page no Facebook? Saiba qual é a melhor opção para sua empresa

Esta rede social entende que as pessoas possuem amigos, por isso há possibilidade de adicionar amigos a um perfil pessoal. E as marcas então, possuem fãs, pessoas que se interessam e gostam dela, não possibilitando ser amigo da empresa, mas sim, seguidor das novidades da mesma, com a opção de curtir.

 perfil

Facebook, lançado em 2004, começou a dar possibilidade aos empresários de terem suas páginas ainda no ano de 2007, já com a marca de 58 milhões de usuários; atualmente já ultrapassa a marca de 1,44 bilhão. Essa rede social foi uma das primeiras a diferenciar as empresas, que ganharam recursos de marketing e usuários, que ficam protegidos de spans e postagens invasivas, garantindo a opção de escolha por ver ou não as atualizações de empresas.

Perfil ou Página?

Se você quer interagir com amigos, compartilhar informações particulares, manter-se informado, conversar e interagir com pessoas, publicar posts sobre seus gostos particulares, manter conversas com amigos e comentar em suas publicações, você precisa de um Perfil. Neste caso, você poderá ter no máximo 5.000 amigos.
Agora, se você tem uma empresa, organização ou marca, você precisa de uma Fan Page para divulgar seu negócio através de marketing. As páginas são direcionadas para fim comercial, possuem número ilimitado de fãs, utilização de aplicativos, informações sobre desempenho de página, integração com sites e apps, utilização de todos os formatos de anúncios da ferramenta e a página pode ser administrada por várias pessoas.

 

“Quando uma empresa decide entrar no Facebook, é necessário que ela utilize uma fan page.”

CAMILA PORTO

 

Se você ainda está em dúvida em qual utilizar para seu propósito, a sua empresa precisa de uma fan page. Pois, além de oferecer maiores recursos e mensuração de resultados, oferece opções de publicidade. Você pode também divulgar uma causa, uma organização ou um lugar público, por exemplo.

Há também a possibilidade de criar um perfil inicialmente, ir adquirindo amigos e depois transformar o perfil em uma página, migrando com todos seus amigos, e esses se tornando fãs. Para isso, basta migrar para a fan page, mas fique atento, por que o nome de perfil permanecerá o mesmo, portanto certifique-se que o nome do perfil esteja correto, caso não estiver, altere antes de começar o processo de migração. Porém, é valido lembrar que todo conteúdo postado será excluído, são detalhes importantes para se pensar direito e pensar antes da migração. Para finalizar, é importante também lembrar que se deve inserir um administrador à página, esse terá pleno acesso a todos recursos disponíveis.

Dica Mob Solution: migre para Fan Page e procure não misturar o pessoal com o empresarial. Faça planos de marketing pensando bem em quem você quer atingir com suas publicações, pensando em mensuração, horários de posts, finalidade do post, público alvo, faixa etária e objetivos finais.

*Fonte de dados – Livro Facebook Marketing: tudo o que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo – Camila Porto.

 

8 vantagens da Fan Page

  • Você consegue mensurar o resultado dos seus posts no Facebook Insights, tendo a possibilidade de acompanhar na real quantas pessoas curtiram, quantos amigos de fãs foram alcançados, mensurar quantas pessoas foram alcançadas com a publicação e o alcance total da semana. O Facebook disponibiliza um gráfico para você poder acompanhar toda essa mensuração de dados, fornecendo assim um resultado e feedback da sua marca na fan page.
  • Usando uma fan page você consegue mandar uma mensagem para todos seus fãs ao mesmo tempo. Poupando a você tempo e trabalho, sendo que no perfil você conseguiria mandar para no máximo 20 amigos por vez.
  • Criar anúncios pagos para diferentes segmentos, campanhas e ideias. Segmentando qual público você deseja atingir com aquele anúncio, alavancando popularidade, engajamento e fidelização da sua marca.
  • O Facebook proporciona interação com outras plataformas como Twitter, Site, Blog, You Tube e outras redes sociais.
  • Possibilita agregar abas especias, landing page, criando a possibilidade de gerar coisas diferentes e interessantes. Para tanto, é necessário contratar um profissional que entenda de html para que sua ideia funcione direito na rede social.
  • Varias pessoas poderão administrar a página e você pode dividir e separar as funções de cada uma.
  • Número de fãs ilimitado.
  • Publicidade, onde você pode promover também seu site ou blog, além dos posts direcionados.

 

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